O mês de abril começou com grandes volumes de chuva em três cidades do Maranhão, e confirmando a tendência histórica de ser o mês mais chuvoso no Estado. Turiaçu (MA), no noroeste do Estado, foi a cidade que registrou o maior índice pluviométrico nos primeiros quatro dias do mês: 183mm. Já Humberto de Campos (MA), no nordeste do Maranhão, foi a cidade que registrou o segundo maior volume de chuvas nas últimas 96h. Foram 136 mm registrados pela estação meteorológica localizada na Ilha de Santana, próximo ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.
A explicação para os grandes volumes de chuva, segundo o Grupo de Previsão de Tempo (GPT) do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) é a instabilidade associada à presença da Zona de Convergência Intertropical (Zcit).
A capital maranhense a cidade registrou índice pluviométrico de 134 mm. Comparados aos dados registrados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), já é possível dizer que o índice alcançou mais de 1/4 da média histórica na cidade, que é de aproximadamente 460 mm. O mês de março fechou com índice de 350 mm, abaixo da média histórica (aproximadamente 420 mm).
O índice pluviométrico, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), é calculado com base no volume acumulado em cada 1 m², podendo estipular qual altura pela água a partir do chão em determinada área e período de tempo.
Fonte: G1 / MA