MA é o segundo do Nordeste com a melhor cobertura de vacinação contra pólio

Secretário de Estado da Saúde, Marcos Pacheco, acompanhando a campanha de vacinação contra a poliomielite. Foto: Francisco Campos/SES

Mesmo com o fim da Campanha Nacional contra a Paralisia Infantil, no dia 31 de agosto, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), continuou oferecendo a vacina nos postos de saúde para atingir a meta do Ministério da Saúde (MS), que era vacinar 95% das crianças do estado com idades entre seis meses e quatro anos e 11 meses. O resultado da prorrogação foi positivo. A cobertura alcançou 97,52% das crianças dentro faixa etária estipulada pelo MS. O Estado alcançou assim a segunda maior cobertura de vacinação contra Pólio do Nordeste, ficando atrás apenas de Sergipe, que chegou aos 99,07% de cobertura.
 
No Brasil, a meta do MS era vacinar 12.716,711 milhões de crianças. Segundo dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), na tarde dessa quinta-feira (10), 11.810,013 milhões de crianças foram vacinadas, o que representa 92,87% da cobertura no país.
 
“Apesar de alcançarmos a meta geral, esse foi um resultado que não alcançou 100%. Para isso teríamos que ter homogeneidade, ou seja, todos os municípios precisariam ter alcançado a meta em todas as faixas etárias. No entanto, esse déficit é comum nas campanhas de vacinação e, no MA muitos municípios até ultrapassaram a meta do MS”, afirmou a coordenadora do Departamento de Imunização da SES, Helena Almeida.
 
Em São Luís, a cobertura atingiu 100,39%, imunizando 71.235 mil crianças. Dentre as cidades da Região Metropolitana, Paço do Lumiar e São José de Ribamar também conseguiram ultrapassar a meta, com 106,57% e 101,43% da cobertura respectivamente. Imperatriz, segunda maior cidade do Estado, vacinou 21.133 mil crianças, alcançando 107,04% da cobertura vacinal.
 
O secretário de Estado da Saúde, Marcos Pacheco, parabenizou os municípios que conseguiram alcançar e até ultrapassar a meta de vacinação. “Uma sociedade mede a importância que é dada ao seu povo pela atenção que é dedicada às suas crianças. É importante ressaltar que o sucesso das campanhas de vacinação cujo alvo são crianças, depende da conscientização de pais e responsáveis, que devem levá-las aos postos de vacinação”, explicou o secretário.
 
Postos continuam vacinando
 
Independentemente do término da Campanha Nacional de Vacinação Contra Poliomielite, as vacinas estão sempre disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde, das 8h às 16h, ou conforme o horário de expediente de cada uma.
 
A vacina contra a paralisia infantil é a única forma de prevenção contra a doença, que não possui tratamento. A vacina é segura e tem elevada eficácia, entre 99% e 100%. Crianças com infecções agudas, febre acima de 38ºC ou hipersensibilidade a algum componente da vacina devem ser avaliadas por um médico, que irá observar se a dose pode ser aplicada na hora ou se deve ser agendada.


Fonte: Secom/ Governo do Maranhão
Tecnologia do Blogger.